Esta página é dedicada a filosofia aplicada no dia a dia, ao viver apesar das adversidades e a busca de um pouco mais de alegria e harmonia na vida!

O Primeiro vídeo é do filósofo grego Epicuro (341 – 270 a.C), o qual afirma que a felicidade no viver depende apenas das amizades, da liberdade e de uma vida bem analisada.

O segundo vídeo é do filósofo grego Sócrates (469 a.C). Ele deixou um grande legado à filosofia por afirmar que o pensamento lógico sobre nossas vidas nos ajuda a termos mais segurança e independência, menos conformismo e menos vulnerabilidade frente à opinião alheia.

O terceiro vídeo é do filósofo Sêneca – Lucius Annaeus Seneca (Corduba 4 a.C. – Roma 65 d.C) que foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. Sêneca foi tutor do imperador Nero e vendo tantos atos de enorme ira, deciciu escrever sobre este tema, resultando no livro ‘Da ira’.

O quarto vídeo é do filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), um grande nome da política francesa e da Renascença, que depois de ter sido prefeito de Bordeaux, decide pela reclusão e reflexão com o intuito de escrever sobre si mesmo, e assim elabora os ‘Ensaios’, primeira obra desse gênero na época moderna.  Montaigne aborda aspectos do sentimento de  inadequação física,  e foi um dos primeiros a falar sobre os aspectos físicos do corpo e de suas funções básicas demonstrando aspectos normais dos seres humanos e que até então não tinham sido abordados filosoficamente.

 

 Epicuro e a Felicidade – A guide to happiness by Alain de Botton

 

Sócrates e a Autoconfiança – A guide to happiness by Alain de Botton

 

Sêneca e a raiva – A guide to happiness by Alain de Botton

 

Montaigne e a Autoestima – A guide to happiness by Alain de Botton

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s